História da Fita Adesiva e suas aplicações

História da Fita Adesiva e suas aplicações

Fita adesiva, fita gomada ou fita-cola é uma fita de pano, papel ou plástico, é uma superfície coberta por uma substância colante, usada para juntar duas superfícies, tendo a primeira fita adesiva sendo inventada em 1925 pelo químico Richard Drew, a fórmula utilizada é usada até os dias de hoje, no Brasil começou a se produzida e vendida logo após a segunda guerra mundial, por volta de 1950, a partir da década de 90, começou a utilizar o plástico BOPP ( polipropileno bi-orientado) para a produção de fitas adesivas, com características muitos superiores ao celofane, por se criar uma resistência ppara ambos os lados ao sofrer a tração.

As fitas adesivas são materiais que tem  basicamente  2 componentes,  uma superfície base e o adesivo. Essa base pode ser de diferentes superfícies como polipropileno, papel, polietileno, entre outros.Utilizamos os adesivos conhecidos como PSA (pressure sensitive adhesive), adesivo sensível a pressão. Os PSA são materiais que possuem adesivo especial que para serem ativador temos que aplicar pressão sobre eles.

Podemos usá-los em diversas superfícies e a aplicação mais comum é feita sobre materiais flexíveis, como filmes ou papéis, que dão origem a produtos como as fitas adesivas, usadas para fechamento de embalagens devido seu custo baixo e praticidade. 

A Petrofitas possui diversos modelos de fitas, entre em contato conosco para fazer um orçamento.